O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no Brasil em razão da morte do Papa Francisco. O anúncio foi feito por meio de nota oficial emitida pelo Palácio do Planalto.
Na declaração, Lula lamentou a perda e exaltou o legado do líder religioso. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou o presidente.
Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do pontífice, faleceu aos 88 anos às 7h35 (horário local) desta segunda-feira, no Vaticano — 2h35 no horário de Brasília. Ele esteve à frente da Igreja Católica por quase 12 anos, sendo o 266º papa da história.
Eleito em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave que escolheu o sucessor de Bento XVI, Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Em declarações públicas, chegou a dizer que sua escolha foi contra a própria vontade, mas que aceitou o chamado como missão de fé.
Durante seu pontificado, Francisco destacou-se pelo discurso de acolhimento, inclusão e compromisso com os mais pobres, sendo reconhecido mundialmente por sua postura humanitária.
Leia outras notícias em Cidades em Evidência Siga também, a página Cidades em Evidência no Instagram , Acesse nosso grupo do Whatsapp . Envie informações à Redação do blog por meio do Whatsapp (86) 99486-2044