Polícia Federal deflagra Operação Carcará 15 contra exploração sexual infantojuvenil na internet
Nesta sexta-feira (13/12), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Carcará 15, visando combater a produção, armazenamento e compartilhamento de material relacionado a abuso sexual infanto juvenil na internet. A ação ocorreu na cidade de Parnaíba, Piauí, onde foram cumpridos três mandados judiciais: um de prisão temporária e dois de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela Central de Inquéritos de Parnaíba, com o aval do Ministério Público Estadual.
As investigações revelaram que o suspeito adquiria, armazenava, produzia e compartilhava vídeos e imagens de violência sexual contra crianças e adolescentes. Ele criava contas em redes sociais se passando por uma criança, ganhando a confiança de outras meninas ao se apresentar como uma suposta amiga. O criminoso enviava fotos nuas da "criança fictícia" e solicitava imagens íntimas das vítimas como prova de amizade. Essa estratégia resultou em dezenas de vítimas, que agora estão sendo identificadas pela Polícia Federal.
Compre já o seu pacote de viagensO investigado poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material envolvendo abuso sexual infantojuvenil, além de estupro de vulnerável. Esses delitos estão previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com penas que podem ultrapassar 15 anos de reclusão.
A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem seus filhos sobre os perigos no ambiente virtual. Atitudes preventivas, como conversas abertas e acompanhamento do uso de dispositivos conectados à internet, são fundamentais para proteger crianças e adolescentes de predadores online.
Em 2024, a Polícia Federal no Piauí alcançou um recorde histórico no número de operações voltadas ao combate ao abuso sexual infantojuvenil. Foram mais de 20 operações deflagradas, resultado de um esforço conjunto entre as unidades da PF no estado e investimentos em capacitação de agentes.
Leia outras notícias em Cidades em Evidência Siga também, a página Cidades em Evidência no Instagram , Acesse nosso grupo do Whatsapp . Envie informações à Redação do blog por meio do Whatsapp (86) 99538-9215/ (86) 99513-6588
Nenhum comentário