• Breaking News

    Cachalote em decomposição encalha na Praia do Maramar em Luís Correia

    Foto: Reprodução

    Na manhã desta terça-feira (19/11), moradores e turistas da Praia do Maramar, em Luís Correia, no litoral do Piauí, foram surpreendidos com o encalhe de uma baleia cachalote em avançado estado de decomposição. O animal, de grandes proporções, chamou a atenção e mobilizou diversas equipes especializadas para o local.  

    Foto: Reprodução

    A bióloga Werlanne Mendes, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, informou que equipes da ONG e outros órgãos atuaram no local, que foi isolado para garantir a segurança dos envolvidos e avaliar as medidas adequadas para a remoção da baleia. Segundo a bióloga, a estimativa é que o animal tenha morrido há cerca de três ou quatro meses.  

    "A coleta do material genético é fundamental para investigar as possíveis causas da morte, além de contribuir para os estudos sobre as condições de vida e ameaças enfrentadas pelas cachalotes em nossas águas", explicou Werlanne Mendes.  

    A Prefeitura de Luís Correia disponibilizou um trator para auxiliar no transporte e posterior enterramento do animal na própria praia, uma prática comum nesses casos para evitar problemas de saúde pública e impactos ambientais.  

    Foto: Reprodução

    Sobre a espécie  

    A cachalote (Physeter macrocephalus) é uma das maiores espécies de cetáceos. É comum avistá-las ao longo da costa brasileira, especialmente no Nordeste. Os machos podem alcançar até 20 metros de comprimento e pesar 45 toneladas, enquanto as fêmeas são menores, chegando a 17 metros e 14 toneladas.  

    Foto: Reprodução

    Esse encalhe reforça a necessidade de atenção para os desafios enfrentados pela vida marinha, como poluição, colisões com embarcações e mudanças climáticas. O evento também destaca a importância do trabalho das organizações que atuam na preservação da biodiversidade marinha.  

    As investigações sobre o caso seguem em andamento, e os resultados deverão ser divulgados assim que concluídos.

    (Redação - Cidades em Evidência)

    Leia outras notícias em  Cidades em Evidência  Siga também, a página Cidades em Evidência no    Instagram   , Acesse nosso grupo do    Whatsapp   . Envie informações à Redação do blog por meio do Whatsapp     (86) 99538-9215/ (86) 99513-6588

    >> Entre em contato conosco


    Nenhum comentário