• Breaking News

    Chuva preta: parte do país deve registrar fenômeno nos próximos dias

     


    Nos próximos dias, uma nova frente fria que está avançando para a Região Sul e Sudeste do Brasil, associada a grandes concentrações de fuligem na atmosfera, pode provocar o fenômeno conhecido como “chuva preta". O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que essa água poderá conter contaminantes, tornando-a inadequada para o consumo e prejudicial ao meio ambiente.

    A chuva preta ocorre quando partículas de fuligem, resultantes de queimadas e poluição, se misturam com a umidade atmosférica e são devolvidas à superfície na forma de chuva. Esse fenômeno é potencializado pela combinação de uma frente fria vinda da Argentina e do Paraguai com a poluição atmosférica. O resultado é uma precipitação que carrega sujeiras e contaminantes, afetando solo, rios e vegetação.

    De acordo com o Inmet, o fenômeno deve atingir principalmente os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é que a chuva preta se estenda para o sul de Mato Grosso do Sul e áreas do Sudeste à medida que a frente fria se desloca. A intensificação das chuvas está prevista para começar já na noite de sábado (14) em Santa Catarina e, no domingo (15), atingir o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.


    Previsão do tempo


    O Inmet prevê que, após a passagem da frente fria, a chuva começará a diminuir na Região Sul entre sábado e domingo. A frente fria deve avançar para São Paulo e outras áreas do Sudeste, com a expectativa de que, entre domingo e segunda-feira (16), a chuva se concentre no leste de São Paulo e no litoral paulista.

    Enquanto isso, o miolo central do país, que inclui partes do Centro-Oeste e do Norte, continuará a experimentar um clima seco e quente. A região deve registrar temperaturas elevadas, chegando a até 41°C em algumas áreas, e baixos índices de umidade, abaixo de 15% em localidades como sul do Maranhão, Pará, Mato Grosso e Tocantins. O ar seco e quente deve persistir ao longo da semana.

    O Inmet recomenda que a população das áreas afetadas tome precauções para evitar a exposição à chuva preta e a condições meteorológicas adversas. ( Portal o Dia)


    Leia outras notícias em  Cidades em Evidência   Siga também, a página Cidades em Evidência no   Instagram , Acesse nosso grupo do   Whatsapp  . Envie informações à Redação do blog por meio do Whatsapp  (86) 99486-2044  



    Nenhum comentário