Banco Central informa vazamento de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee após 'falhas no sistema'
O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (19), que 150 chaves Pix de clientes da Shopee foram vazadas "em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição" entre os dias 2 e 4 de setembro. Não foram divulgados dados protegidos pelo sigilo bancário, como senhas, saldos e extratos.
Dentre as informações vazadas, estavam:
- Nome do usuário;
- CPF;
- Instituição de relacionamento;
- Agência;
- Número;
- Tipo da conta.
Os clientes com as informações expostas serão informadas por meio do internet banking da instituição ou do aplicativo.
"As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", detalhou o BC.
Além disso, acrescentou que o vazamento tem baixo impacto potencial para usuários, mas que decidiram divulgar considerando o "compromisso com a transparência que rege sua atuação".
O Diário do Nordeste demandou a Shopee sobre o caso, questionando a causa do vazamento e as medidas que estão sendo tomadas para evitar outras ocorrências similares. Quando houver retorno, esta matéria será atualizada.
Incidentes com Pix
Desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020, este foi o 14º incidente envolvendo dados dos usuários.
Em todas as outras ocorrências com chaves Pix registradas até agora, foram expostas apenas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários.
(Diário do Nordeste)
Leia outras notícias em Cidades em Evidência Siga também, a página Cidades em Evidência no Instagram , Acesse nosso grupo do Whatsapp . Envie informações à Redação do blog por meio do Whatsapp (86) 99486-2044
Nenhum comentário