• Breaking News

    Alerta! Infestação por Caravela-Portuguesa nas praias do Litoral Piauiense, o que fazer em caso de queimaduras


    As Praias do Litoral Piauiense estão sobre alerta de infestação de Caravela-Portuguesa.
     Veja abaixo o que são e o que fazer em caso de queimaduras.

    Caravela-Portuguesa, Pertence ao grupo dos cnidários, mas na verdade não é “um” animal. Trata-se de colónia de quatro pólipos distintos da família Physaliidae.

    Esta espécie tem este nome devido à semelhança com as caravelas portuguesas da época dos descobrimentos. O veneno da caravela-portuguesa é identico ao da aranha Viúva-negra, causando dores muito fortes e queimaduras, que podem ser de terceiro grau, provocando cicatrizes, que poderão ser permanentes. Este ser vivo não nada, é através da sua vesicula gasosa (que pode ter ascender 15 cm acima da superfície da água) que este se desloca, sendo levado pelo vento e pelas correntes marinhas (tal como os barcos à vela).


    Como se prevenir das queimaduras? A primeira coisa a se fazer ao chegar numa praia é observar a faixa úmida de areia, principalmente com a maré baixando. Quando há incidência de caravelas, elas se apresentam encalhadas e quanto maior o número encontrado, maior o risco de queimaduras durante o banho de mar. Em alguns lugares, os salva-vidas sinalizam a presença de caravelas com uma bandeira lilás, mas não confie muito nisso pois não é padrão em todo o litoral. Existem protetores solares que previnem queimaduras de caravelas? Sim, essa é uma inovação incrível e algumas marcas de protetores já estão sendo vendidas no mercado, a exemplo do Safe Sea ®, prevenindo que as toxinas das caravelas se espalhem pelo corpo. Mas lembre-se de seguir corretamente as instruções de uso orientadas pelo fabricante. O que fazer em caso de queimadura? De fato, as caravelas portuguesas são muito bonitas e despertam curiosidade, principalmente nas crianças. E é aí que mora o perigo! Ao vê-las na areia da praia, costumam tocá-las, ocasionando queimadura instantânea. As estatísticas apontam o verão como o período onde ocorrem mais acidentes e se você, algum familiar ou pessoa próxima for queimado por uma caravela, siga as instruções de como proceder: • Não lave com água doce, ela pode ativar ainda mais o veneno; • Remova os tentáculos que costumam grudar na pele, de preferência com algum objeto como um palito de picolé para evitar queimar os dedos da mão. • O veneno pode ser combatido com soro fisiológico, álcool isopropílico 70% ou ácido acético a 5% (vinagre). Qualquer um deles deve ser utilizados no local lesionado entre 15 e 30 minutos; • Se não tiver nenhum deles no momento, use água do mar; • Use compressas de água fria para minimizar a dor; • Se os sintomas forem mais graves, procure ajuda médica.



    Leia outras notícias em   Cidades em Evidência Siga também, a página Cidades em Evidência no   Instagram  , Acesse nosso grupo do   Whatsapp  . Envie informações à Redação do blog por meio do Whatsapp     (86) 99486-2044   







    Nenhum comentário